O Museu de Arte Moderna em Nova York está lançando a exibição chamada Tokyo 1955-1970: A New Avant-Garde, que investiga a transformação de Tóquio de uma nação devastada pela guerra em um centro internacional de artes, cultura e comércio. A exposição vai de 18 de novembro a 25 de fevereiro de 2012 e inclui mais de 200 obras de diversos tipos, incluindo pintura, escultura, fotografia, arquitetura, desenhos, design gráfico, vídeo e documentário.
A exposição incluirá trabalhos icônicos assim como alguns trabalhos recentes reavaliados, concentrando-se em uma rede de indivíduos criativos e práticas durante um período turbulento na história do país.
Artistas na exposição incluem: os coletivos de artistas como Jikken Kobo (workshop Experimental), Hi Red Center (Takamatsu Jiro, Akasegawa Genpei, Nakanishi Natsuyuki), e Group Ongaku (Grupo de Música); figuras críticas artísticas como Okamoto Taro, Nakamura Hiroshi, Ay-ó, Yoko Ono, Shiomi Mieko, e Kudo Tetsumi; fotógrafos Moriyama Daido, Hosoe Eikoh, e Tomatsu Shomei; designer gráfico Yokoo Tadanori; e os arquitetos Isozaki Arata, Tange Kenzo e Kurokawa Kisho, entre outros.
Em conjunto com a Tokyo 1955-1970: A New Avant-Garde, MoMA vai apresentar uma retrospectiva de 40 filmes do Art Theater Guild, a empresa cinematográfica independente que transformou radicalmente o cinema japonês através da produção e distribuição de obras de vanguarda e trabalhos experimentais dos anos 1960 , até o início dos anos de 1980.
A retrospectiva contará com cineastas como Teshigahara Hiroshi, Shindo Kaneto, Imamura Shohei, Oshima Nagisa, Matsumoto Toshio e Wakamatsu Koji, e será executada simultaneamente com a exposição. A retrospectiva é organizada pela Go Hirasawa (Meiji -Gakuin University), Roland Domenig (Universidade de Viena), e Joshua Siegel, Curador Associado, Departamento de Cinema, Museu de Arte Moderna.